Agências  
  Hotéis    
  Hotel Fazenda
  Resort
  Cursos
  Ecoturismo
  Viagem sob medida
  Parques
  Destino nacional
  Destino internacional
  Emprego
  Cybercafe
  Trens
  Metrôs
  Estradas
  Rodoviárias
  Livraria
  Shopping
  Tempo
  Câmbio
  Notícias
  Cias Aéreas
  Feiras e Eventos
  Vacinas
  Passaportes
  Documentos
  Transp. de animais
  Conversor de moedas
  Consulado no Exterior
  Vistos e consulados
  Mais serviços
  Quem somos
  Imprensa
  Publicidade
  Dúvidas
 
 
  Login
 
  Senha
 
 
» Home » Serviços » Antes da Viagem

 

» Antes da viagem

 

» Documentos
» Para Menores
» Vistos
» Assistência Médica
» Onde Morar
» Bagagem
» Arrumar Malas
» Alfândega

» Ligações Internacionais
» Dinheiro
» Embaixadas e Consulados
» Passagem
» Remédios
» Vouchers
» Vacinas


Reúna o máximo de informações sobre a viagem, a cidade, a escola e o curso que irá freqüentar. Não se esqueça: o planejamento da viagem é fundamental para o seu sucesso. E mais: planejá-la com antecedência é imprescindível. Escolhido o país, a escola e o curso, comece providenciando a documentação necessária.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Documentos
Para todos os destinos do exterior, o passaporte é sua identidade obrigatória. Não se esqueça que o prazo de validade dele deve ser, no mínimo, até a data de seu retorno ao Brasil. Países que exigem vistos solicitam que a validade do passaporte seja igual ou superior a 6 (seis) meses. Para evitar maiores problemas, em caso de perda ou extravio, tire cópia das páginas onde estão sua identificação e o visto, autentique e leve na viagem, guardando em local separado do passaporte. 

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Para Menores
Se forem viajar sozinhos, menores de 18 anos devem apresentar uma autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis legais, com firmas reconhecidas em cartório. Na autorização, sempre em português, é preciso constar nome completo do menor, número de seu passaporte e país de destino. Uma cópia dela deverá ser anexada ao passaporte e outra ficar em poder do menor. Há Estados brasileiros que exigem autorização assinada também pelo Juizado de Menores.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Vistos
As regras com relação aos vistos de entrada variam. Dependem do acordo firmado entre o Brasil e o país de destino. Há os que exigem visto previamente emitidos no Brasil e os que o fornecem na chegada. A priori são isentos da entrevista no Consulado dos EUA os estudantes dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que forem atendidos previamente pelas agências Belta. Empresas associadas à Belta são credenciadas pelo Consulado dos EUA para avalizar as solicitações de vistos para viagens educacionais.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Assistência Médica
Se sua família tem plano de saúde, verifique se é válido no exterior. Caso contrário, adquira um, de preferência os que oferecem assistência médico-odontológia. Informe-se na sua agência os tipos que existem e faça a sua opção. Lembre-se que a cobertura oferecida e as restrições devem estar contidas na apólice. Alguns países exigem que o estudante adquira o plano no Brasil. Para outros é obrigatória a contratação no país de destino. Há programas que já incluem a assistência no preço total.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Onde Morar
 O estudante tem à disposição diversos tipos de moradia. É importante saber quais e como funcionam:

  • Casa de família (Homestay)

Paga pelos serviços prestados e escolhe entre quarto individual ou duplo e que plano de alimentação prefere: pensão completa (café da manhã, almoço e jantar); meia pensão (café da manhã e jantar); só café da manhã ou sem alimentação, mas com direito ao uso da cozinha. Há várias famílias voluntárias que recebem estudantes de 2º grau, por 1 ou 2 semestres letivos, com o objetivo de intercâmbio cultural. 

  • Residência Estudantil (Campus)

Hospeda-se na escola ou em outro prédio próximo, destinado apenas a estudantes. Oferecem quarto individual, duplo ou triplo e diversos planos de alimentação.

  • Flat ou apartamento

Paga o aluguel, por mês, para morar sozinho ou dividir com outros estudantes. Recomenda-se que faça isso pessoalmente, após a chegada.

 

  • Albergue

Nos albergues da juventude o custo da estada é muito menor. Alguns fazem restrições quanto ao período da estada (máximo 3 dias), oferecem quartos duplos ou para até 10 estudantes

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Bagagem
Nos vôos para países da Europa e da América do Sul o limite de bagagem por passageiro é de 20 quilos, independente do número de volumes. Já para América do Norte e Oriente (via EUA) são permitidos 2 volumes de até 32 quilos cada. Para Ásia e Oceania, dois volumes de até 23 quilos cada. Importante: não se esqueça de identificar todas as bagagens (do lado externo e interno) com nome e endereço completos.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Arrumar Malas
Antes de preparar sua bagagem, informe-se sobre o clima do país de destino para escolher o vestuário adequado. Procure levar apenas uma mala para despachar, de preferência com rodinhas e outra, pequena, como bagagem de mão. Nesta, coloque uma troca de roupa, artigos higiene e medicamentos. Se pretender fazer compras e em sua lista não constar uma nova mala, coloque uma vazia dentro da sua. Não se esqueça: leve somente o necessário.


Topo
SETA_UP.gif (136 bytes)

» Alfândega
No embarque, se estiver levando equipamentos importados, ao chegar no aeroporto, consulte o posto da Receita Federal sobre a necessidade de registro. Observe, também, os limites estipulados para compras no exterior e nos Duty Free Shops, no Brasil. As regras podem ser alteradas a qualquer momento.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Ligações Internacionais
Há duas opções para ligações convencionais e "a cobrar no Brasil". Através do Direto da Embratel ou com o cartão telefonia (adquirido no Brasil ou no país de destino), de telefones públicos ou do local da hospedagem. Ligações a cobrar no Brasil via Embratel são feitas através de um número direto, diferente para cada país, com atendimento em português. Mais informações na Embratel pelo 0800 902000.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Dinheiro
Para gastos básicos é necessário uma média mensal de US$ 250. Esse valor, no entanto, varia de acordo com a duração do programa e o local escolhido para morar. Informe-se na agência sobre a forma de enviar dinheiro para o exterior, em caso de alguma emergência. Evite levar o dinheiro "cash". Prefira os traveller's cheques pois oferecem maior segurança contra roubo, perda ou extravio. A troca dos traveller's cheques pode ser feita em bancos e casas de câmbio, mendiante pagamento de uma pequena taxa. Cartões de crédito internacionais também são bem aceitos e seguros.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Embaixadas e Consulados
Anote e leve o endereço e telefone da representação diplomática brasileira e do escritório da sua companhia aérea, no país de destino. Se seu passaporte for perdido, roubado ou extraviado e, ainda, em casos de necessidade, entre em contato.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Passagem
Confira todos os dados constantes do bilhete (data, conexões, nomes dos aeroportos e das companhias aéreas). Solicite à agência uma cópia (print) de sua reserva aérea. É importante saber as regras do bilhete. Tarifas promocionais têm restrições e alguns tipos de bilhetes não são reembolsáveis, caso não sejam utilizados. Mesmo que seu retorno esteja marcado na passagem, é importante sua confirmação com antecedência mínima de 72 horas. Verifique se as taxas de embarque estão incluídas.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Remédios
Não esqueça de levar medicamentos que está acostumado a tomar. Nos EUA e na Europa, determinados remédios não são vendidos sem prescrição médica. Caso sejam do tipo homeopático, é aconselhável levar uma receita, em inglês, para evitar problemas com a fiscalização alfandegária, na chegada. Quem usa óculos ou lentes de contato deve levar um par de reserva, em caso de quebra ou perda.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Vouchers
É o nome do comprovante do pagamento dos serviços da parte terrestre que foram contratados (curso, acomodação, hotel, traslado, locação de veículo, passeios etc). Leia e confira atentamente todas as informações, leve-o na viagem e faça valer tudo a que tem direito.

Topo SETA_UP.gif (136 bytes)

» Vacinas
Embora nem todos os países sejam rígidos na aplicação da medida recomendada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, por exemplo, é exigido em 212 países. Saber as doenças de maior ocorrência no país de destino e como são transmitidas é muito importante, assim como, independentemente da idade, se prevenir tomando vacinas. Informe-se com sua agência e não se esqueça que o prazo mínimo para imunização varia conforme a vacina. 

Fonte: Belta



 

        Publicidade
PacoteAéreoHotelLocadora Seguro Sob medida Temporada Feiras
© Copyright 2000-2003, Nucci - Todos os direitos reservados