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DAC garante maior tranqüilidade ao passageiro O Departamento de Aviação Civil (DAC) acaba de receber o Plano de Contingência das quatro empresas aéreas, VARIG, VASP, TRANSBRASIL e TAM. Por solicitação do Departamento de Aviação Civil, as empresas entregaram propostas com o objetivo principal de eliminar os efeitos e conseqüências decorrentes da preterição dos passageiros por parte das empresas aéreas, o chamado "overbooking". 1. Treinamento do pessoal do aeroporto para lidar com as eventuais contingências; 2. Flexibilidade e autonomia para o gerente do Aeroporto atender caso a caso; 3. Buscar passageiros voluntários objetivando acomodá-los em outros vôos mediante compensação; 4. Compensações: A - reacomodação no período entre uma e quatro horas em vôo próprio ou empresa congênere Crédito compensatório de R$ 126,00 para trechos até 1.100 km Crédito compensatório de R$ 210,00 para trechos superiores a 1.100 km B - reacomodação no período superior a quatro horas em vôo próprio ou empresa congênere Crédito compensatório de R$ 252,00 para trechos até 1.100 km Crédito compensatório de R$ 420,00 para trechos superiores a 1.100 km Refeições, telefonemas, transporte de e para o aeroporto e acomodação se for o caso Obs - Os créditos compensatórios poderão ser substituídos por passagens, upgrades ou outros benefícios de comum acordo com o passageiro Obs2 - O crédito compensatório será corrigido pelo D.E.S. (Direito Especial de Saque), conforme índice divulgado pelo Banco Central do Brasil Obs3 - O crédito compensatório terá validade de um ano Obs4 - O crédito compensatório não poderá em hipótese alguma ser superior ao valor pago pelo trecho. Assessoria de Comunicação Social do DAC |
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